Sharpei

Sharpei
sharpei

sábado, 12 de abril de 2014

Características da Raça shar-Pei de Acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia

APARÊNCIA GERAL
Forte e compacto.

SHAR-PEI 
Significa pele de areia. A pele deve ser flexível e áspera, enquanto a pelagem é curta e eriçada. Em cachorro, o Shar Pei ostenta pesadas rugas por todo o seu corpo, em adulto, as pregas limitam-se à cabeça e cernelha.

PROPORÇÕES IMPORTANTES
O comprimento do tronco, do esterno à nádega é, aproximadamente igual à altura na cernelha. As fêmeas podem ter o tronco ligeiramente mais longo. O comprimento do focinho é, aproximadamente igual à do crânio.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO
Ativo e ágil. Calmo, independente, leal e afeiçoado às pessoas.

REGIÃO CRANIANA

CABEÇA
O crânio é arredondado e largo na base, mas achatado e largo na frente.

PREGAS
As pregas da pele na cabeça devem ser profundas, mas sem obstruir os olhos. Estas pregas fazem na fronte uma marca, que reporta o Símbolo da Longevidade na China. Esta característica é muito importante para a raça, porque esta marca só aparece em felinos, nos cães, aparece apenas nas raças do tipo mastife.

REGIÃO FACIAL

TRUFA
Grande, larga, preta de preferência, sendo permitidas as tonalidades mais claras em cães de pelagens mais claras.

FOCINHO
Moderado, largo na base, reduzindo suavemente para a trufa.

BOCA 
Língua e gengivas, de preferência preto azulado, mas nos cães de pelagem mais clara é permitido a língua de cor lavanda. Maxilares fortes, mordedura firme.

DENTES
Mordedura em tesoura, perfeita, regular e completa.

OLHOS
Tamanho médio, formato amendoado e o mais escuros possível.

ORELHAS
Pequenas, finas, do formato de um triângulo equilátero, inseridas, afastadas e portadas próximo ao crânio e com a ponta arredondada. As extremidades apontam para o crânio, caindo na direção dos olhos. As orelhas eretas não são desejáveis, mas são permitidas.

TRONCO

Pele em excesso no tronco nos exemplares adultos não é desejável. A cernelha apresenta uma ligeira dobra na pele.

DORSO
muito forte e reto.

PEITO
Largo e profundo.

GARUPA
Ilíaca forte.

CAUDA
Existem diversos tipos, mas a mais comum é a cauda enroscada e duplamente enroscada, podendo fazer uma rosca grande ou pequena. A cauda deve ser firme e deitada sobre o lombo.
Exemplo de caudas corretas:

QUARTO DIANTEIRO 
Musculados, bem colocados e inclinados. 
 
PÉS DIANTEIROS
Quando visto da parte dianteira, em linha reta e espaçamento moderado, com os cotovelos perto do corpo. Quando vistos de lado, os pés são retos, as quartelas são fortes e flexíveis. O osso é substancial mas nunca pesado e é de comprimento moderado. A remoção dos esporões dianteiros é opcional. 


OS PÉS
Moderados no tamanho, compactos e firmes, aberto obliquamente. 

QUARTOS TRASEIROS 
Musculados, fortes, e moderadamente angulados. O metatarso (jarrete) é curto, perpendicular à terra e paralelo se visto da parte traseira. Os esporões (dedo rudimentar de alguns cães) devem ser removidos. Os pés são como na parte dianteira 

PELAGEM/REVESTIMENTO 
O revestimento extremamente áspero é uma das características distintas da raça. O revestimento é absolutamente reto e não colado ao tronco, mas encontra-se geralmente um tanto mais liso nos membros. O revestimento parece saudável sem ser brilhante ou lustroso. Os comprimentos aceitáveis do revestimento podem variar do "Horse Coat" (revestimento extremamente curto como o do cavalo)até o "Brush Coat" ( revestimento de escova), porém não pode exceder a uma polegada no comprimento na cernelha. Um revestimento macio, um revestimento ondulado, um revestimento em um excesso de uma polegada no comprimento na cernelha ou um revestimento que seja aparado são uma falha grave. O Shar-Pei é mostrado em seu estado natural. 

CORES 
Somente as cores sólidas e sable são aceitáveis e devem ser julgados em uma base igual. Um cão da cor sólida pode ter a linha dorsal, a parte traseira e as orelhas mais escuras. A tonalidade deve ter variações da mesma cor do corpo e pode incluir uns pelos mais escuros durante todo a pelagem/revestimento. As seguintes cores são desqualificantes : Albino; uma cor não sólida, isto é: malhado; Parti-colorido; Manchado; Modelado em alguma combinação de cores. 

MOVIMENTAÇÃO 
A movimentação do Shar-Pei deve ser julgada em um trote. A movimentação é livre e equilibrada com os pés que tendem a convergir em uma linha central da gravidade quando o cão se move em um trote vigoroso. A movimentação combina um bom alcance adiante e uma movimentação forte nos quartos traseiros. A movimentação apropriada é essencial. 

TEMPERAMENTO 
Nobre, alerta, inteligente, digno, majestoso, carrancudo, soberbo e snobe, essencialmente independente e um tanto o reservado com desconhecido, mas é extremoso em sua devoção a sua família. O Shar-Pei é firmemente determinado, territorial, calmo e muito confiável. 

MAIORES FALTAS 
O desvio de uma mordida de tesoura. 
Língua manchada. 
Uma pelagem/revestimento macio, uma pelagem/revestimento ondulado, uma pelagem/revestimento acima de 1 " (uma polegada) no comprimento na cernelha ou uma pelagem/revestimento que fosse aparada/tosada. 

FALTAS DESQUALIFICANTES: 
Orelhas levantadas 
Solido com a língua cor-de-rosa 
Ausência completa de cauda; 
Albino; uma cor não sólida, isto é: malhado; Parti-colorido; Manchado; Modelado em alguma combinação de cores. 

PAIS DE ORIGEM
Hong-Kong (China)

SER SHAR-PEI É...


  • Aprender rapidamente os hábitos de higiene.
  • Gostar de estar deitado ao lado do dono, tranquilamente. Não gosta de grandes agitações, nem correrias.
  • Nem sempre gostar de outros cães.
  • Viver bem em lugares grandes ou pequenos.
  • Não precisar de mais de 15 minutos diários de passeio.
  • Latir pouquíssimo.
  • Gostar de crianças, mesmo que se canse logo e não aguente horas de folia.
  • Chamar a atenção onde quer que esteja.
  • Conquistar corações com um jeito especial, envolvente e cativante.
Descrição Completa no site CBKC ou através do link Confederação Brasileira de Cinofilia

Historia do Shar-Pei

A origem do Shar Pei é incerta. É possível que tenha surgido inicialmente no Tibete ou no Norte da China há 20 séculos, sendo que os primeiros exemplares desta raça eram bem maiores do que os atuais. Existem obras de arteantiquíssimas, na Dinastia Han, 206 a.c., que retratam o Shar Pei. Pensa-se que seja descendente do Chow Chow, a quem se assemelha pela língua azul.
No passado o Shar Pei era um excelente caçador de javalis e guardador de rebanhos, era também utilizado para combates, um desporto muito popular na China. A sua pele solta, dificultava o abocanhar dos adversários de combate e há quem diga que lhes administravam drogas, para alterar o seu temperamento, visto esta raça ser muito dócil e afável.
Em consequência da Revolução Comunista no país em 1949, o Shar Pei foi-se extinguindo na China, possuir um cão era um luxo proibido, à exceção dos cães dos camponeses que comprovadamente os usavam para a caça. Os cães não trabalhadores serviam de alimento para o povo esfomeado.
Os poucos Shar Peis sobreviventes, enfrentaram o grande problema da desnutrição, pois estes só se alimentavam das sobras das mesas dos camponeses, e assim começaram a diminuir gradualmente de tamanho perdendo o seu talhe por volta do ano 1949. O Shar Pei diminuiu dos cerca de 58 cm para aproximadamente 45 cm. Mesmo que o Shar Pei não esteja dentro dos parâmetros de tamanho descritos pelo padrão, não deve ser penalizado.
Em 1973, Matgo Law, de Hong Kong, publicou em algumas revistas americanas um apelo aos criadores americanos para salvarem a raça. Esse apelo deu certo, pois despertou grande interesse pela raça nos criadores, mas havia um pequeno problema, a maioria dos exemplares não tinham as características originais do Shar Pei da Pré – Revolução Comunista.
Em 1974 o Shar Pei figurou no Livro do Guiness, como o cão mais raro do mundo.
Em 1999 a Federação Cinológica Internacional promoveu algumas alterações no padrão da raça. A mais importante foi a redução das pelancas do cão adulto no tronco e no dorso. De acordo com o novo padrão, as pelancas devem-se concentrar na cabeça e no pescoço. As proporções de peso e altura também foram alteradas, no novo padrão da raça, o peso vai dos 18kgs aos 29kgs e a sua altura pode ir dos 44 cm aos 51 cm.
O Shar Pei hoje é um cão compacto, ágil e forte, caracterizado pela sua pele solta que forma rugas pelo seu corpo. As suas orelhas são pequenas em forma de triângulo equilátero, dobradas em direção aos olhos. A cauda é vertida em direção ao tronco e a sua pelagem é curta e eriçada.
É um cão que parece estar sempre triste, mas é bastante alegre e adapta-se muito bem à casa e à família, é tranquilo e leal, relaciona-se facilmente com as crianças, mas é muito desconfiado em relação a estranhos.
A sua principal característica física, a abundância de pele que forma as rugas, é predominante no cachorro, mas no cão adulto só é permitido na cabeça e no pescoço, mas mesmo assim o Shar Pei foi considerado o cão mais enrugado do mundo.
O ronco é uma das características da raça, é causada pela passagem de ar pelo palato (céu da boca) que possui conformação mais alongada do que a comum. A mordedura em tesoura (igual à mordedura humana) também é uma característica importante desta raça.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Quando tudo começou

Sempre fui muito apaixonada por cães, certo dia resolvi comprar uma feminha de poode para minha filha, esta feminha teve filhotinhos, este filhotinho teve outros filotinhos e quando percebi já tinha 3 Poodle em casa. Quando não, deixamos o portão aberto e sem que percebessemos 2 delas sairam para rua e nunca mais voltaram. Ficamos todos deprimidos e com o passar dos dias decidimos comprar outro filhote.

Foi quando a Fiesta entrou nas nossas vidas, com apenas 65 dias de vida, no dia 05 de Abril de 2014 . Uma Shar-pei Vermelha, que consquistaria nossos corações, com jeitinho meigo, carinha de coitadinha, mas super brincalhona e carinhosa.


Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More